POLÍTICA DE EMPRESA

A Ato3 Produções se posiciona dentro do seu fazer cinematográfico como uma produtora que enxerga seu exercício como uma ferramenta política e social, sendo uma incentivadora de práticas que buscam um mundo mais humano, solidário e coletivo. Por isso, trabalha sobre alguns eixos que permeiam seus métodos de produção, norteando o exercício profissional de sua equipe, o que significa dizer que qualquer profissional que venha a compor a equipe de alguns de seus projetos precisa estar consoante com uma conduta profissional que contemple a sustentabilidade, o respeito à diversidade, compromisso com a formação, inclusão e, sobretudo, a coletividade.

 

SUSTENTABILIDADE

Com a preocupação de encontrar o equilíbrio entre a produtividade e o respeito à natureza, entendemos a necessidade de ações que reduzam o impacto ambiental, com um modelo de produção que seja sustentável em suas ações práticas cotidianas, em todas as etapas de produção, incluindo a rotina do set de filmagens. Ações essas que são sempre revistas com o objetivo de atualização e melhoria, entre elas: a redução do consumo e descarte de plásticos, fazendo com que adotemos utensílios permanentes para cada membro de sua equipe; a redução de emissão do dióxido de carbono, encontrando modelos de transporte que reduzam as rotas e o número de carros no set de filmagens; a redução de consumo de papel, fazendo com que priorizemos meios virtuais de disponibilização do material a ser compartilhado; o uso de equipamentos com menores consumos de energia; a priorização do uso de  materiais sustentáveis e orgânicos para a produção de seus cenários e figurinos; a valorização do pequeno produtor e artesão locais, compondo uma equipe que aproxime o Cinema das práticas sociais de inclusão, do pequeno agricultor familiar que fornece alimentação à costureira local responsável pelas feituras do figurino.

 

FORMAÇÃO, INCLUSÃO E RESPEITO À DIVERSIDADE

A Ato3 Produções tem levantado como bandeira a diversidade ao formar suas equipes de trabalho, de maneira que cada projeto seja construído e produzido por profissionais diversos em gênero, etnia, condições físicas e situação social. Entendemos que precisamos possibilitar condições de garantia para a representatividade não só na frente das câmeras, mas também nos bastidores e, consequentemente, em toda a cadeia produtiva audiovisual. Entendemos, também, o Cinema como um espaço formativo, tanto no desenvolvimento técnico quanto cidadão. Nossos projetos buscam oferecer modelos de formação profissional em que trabalhadores experientes, de diferentes funções, formem equipes locais ainda iniciantes. Para tanto, essa educação formativa se dá de forma dialógica, conforme os preceitos freirianos nos quais nos amparamos, acreditando que o aprendizado se dá pela troca, independente do nível de conhecimento de cada um. Acreditamos na realização coletiva e questionamos os modelos hierarquizados de modo de produção, até hoje tão comuns no meio audiovisual. Além disso, não abrimos mão do respeito à diversidade, dentro ou fora de set, e não é tolerado qualquer tipo de racismo, machismo, homofobia, capacitismo, xenofobia e etc. Não compactuamos com qualquer tipo de assédio, seja moral ou sexual, e com nenhuma manifestação que reflita preconceitos. As questões aqui postas estarão em cláusulas em todos os contratos compactuados entre a produtora e os profissionais de cada projeto. 
Reafirmamos que todos os profissionais merecem e precisam ser respeitados, independente das funções exercidas e do seu tempo de estrada.

Como produtora audiovisual firmada no interior do estado da Bahia, afirmamos nosso comprometimento com público e profissionais locais, entendendo que nosso papel para o setor na região é de realização de produtos repletos de sentido e com excelência de qualidade, num movimento coletivo e harmônico em que as diferenças nos tornem mais potentes.