Artboard 1.jpg
REC CONQUISTA 2021-01.png

Projeção Rec Conquista é um evento de Cinema composto por uma Mostra de curtas, acompanhada de conversas/bate-papos sobre processos de criação, coletivas de imprensa e publicação de textos críticos, todos voltados para as produções. Além de falar sobre as obras, a programação busca refletir sobre o impacto e a importância da Lei Emergencial para o Setor, o futuro do audiovisual no Sudoeste da Bahia. e traça o perfil de cada realizador. Os curtas são resultados de projetos da área Audiovisual, do Prêmio das Artes Jorge Portugal, com apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Produção Coletiva de Curtas com o tema:
Gênero, Violência e Sociedade - Olhares transversais

Mostra do projeto de Produção Coletiva de Curtas contendo dois documentários de estética vídeo-artística e duas ficções, obras estas que se dialogam ao falar das violências que atravessam as relações sociais e de gêneros, escancarando a forma como a sociedade, construída estruturalmente sob a ótica do machismo e patriarcado branco e aristocrático, castra e subordina pessoas de diferentes gêneros para colocá-las em lugares de opressão.

10_edited_edited.jpg

Central de Memórias
(Produção Coletiva de Curtas com o tema:
Cinema, Memória e Desigualdades Sociais - Entre a fantasia e a resistência)

Mostra do projeto de Produção Coletiva de Curtas contendo três filmes, sendo um Documentário, uma Ficção Científica e outra Infanto-Juvenil, que se desdobram a partir da relação entre Fantasia, Memória, Cinema e Desigualdades Sociais,  e cujas narrativas evidenciam temas como a relação do Cinema na vida de pessoas marginalizadas e a necessidade de resistência diante de uma sociedade machista, racista, patriarcal e alimentada pelas desigualdades sociais.

11_edited.jpg